quarta-feira, 8 de março de 2017

Feliz Dia Internacional da Mulher 2017

No Dia Internacional da Mulher é que venho, às duras penas, fazer um sofrido desabafo. Falamos em sororidade, contudo, na prática, não nos comportamos como irmãs.

Lembro que as mulheres COM deficiência não são lembradas nas rodas de conversas, face ao terrível fenômino da invisibilidade. Por isso é que somos esquecidas pelas iguais SEM deficiência.

Arte: Rosa Santos


Faz pouco que tive uma triste experiência em um coletivo feminino. Pugnei para que as nossas reuniões fossem realizadas em locais acessíveis, já que as acessibilidades fazem parte dos nossos direitos fundamentais.

O reboliço foi total! A mulherada fazia que entendia, porém, na prática, foi uma verdadeira batalha para a realização em local diferente do habitual (que era inacessível).

Por incompatibilidade na minha agenda não pude estar presente nesse novo local. Então, ouvi: - Ela insistiu tanto para fazermos em local acessível e ela nem veio. Absurdo! Nada adiantou o nosso sacrifício.

Vale, ante a pobreza de alma acima, trazer a reflexão do querido Prof. Romeu Kazumi Sassaki (inclusivista):



"PRINCÍPIOS DO ESPAÇO ACESSÍVEL


Princípio 1: Onde a pessoa sem deficiência acesso livre tem,
                    a pessoa com deficiência deverá tê-lo também.

Princípio 2: Onde o desenho universal ainda é um hiato,
                      o Princípio 1 será aplicado de imediato."


Verdadeiramente precisamos praticar a SORORIDADE. Certo é que as acessibilidades hão que estar em todos os lugares abertos ao público, ainda que o estabelecimento seja privado, independentemente se a pessoa com deficiência não possa estar presente.

As mulheres sem deficiência têm que compreender que a dignidade da mulher COM deficiência tem que estar igualmente intacta.



FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER. É o que desejo a todas nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário