sábado, 17 de dezembro de 2016

Acessibilidade Atitudinal em Roda de Conversa Feminista


Como feminista sentí-me honrada em participar da Roda de Conversa intitulada "Prá lá e Prá Cá - O Direito à Cidade numa perspectiva feminista e antiracista", ocorrida em 17 de Dezembro de 2016 no Instituto Cultural Rose Marie Muraro - ICRM, localizado na Rua Hermenegildo de Barros, 44, Glória, RJ. Foi o último dia de uma Ocupação Feminista.

Fiz uma fala imersiva oferecendo vendas a todas as demais feministas e foquei na acessibilidade atitudinal como alavanca para a necessária transformação social. As mulheres ficaram impactadas em experimentar a cegueira e constatar o quanto é desumano a invisibilidade social que a coletividade impõe às pessoas com deficiência.

Em consequência do preconceito institucionalizado é que as cidades não foram pensadas para esse seguimento. O evento foi lindo! É isso; temos que ocupar todos os espaços das cidades.

Registro os meus sinceros agradecimentos à querida feminista Schuma Schumaher por ter me concedido essa inesquecível oportunidade.

***

Eternizo os nomes das maravilhosas feministas que dividiram as falas comigo. São elas:

- Tainá de Paula Kapaz - Arquiteta e Urbanista, Assessoria Técnica do MTST e integrante da #partidA Rio.

- Silvana Pissano - Arquiteta, feminista, Diretora Geral de Assentamentos Urbano da Prefeitura de Montevideo, integrante da Red Mujer e Habitat e da AFM - Articulação Feminista Marcosul.

- Ligia Batista - Pesquisadora da área de Segurança Pública da Anistia Internacional


- Marielle Franco - Socióloga, vereadora da Cidade do Rio de Janeiro.


 Sentadas em cadeiras de plástico brancas, estão Deborah Prates e Schuma Schumaher, da esquerda para a direita. Deborah discursa, enquanto Schuma está com venda nos olhos. Ao fundo, uma parede verde com vários instrumentos musicais.



Tomada de uma parte da roda de conversa. Todas as ouvintes estão com vendas distribuídas por Deborah, que está no canto direito da imagem.



Tomada da roda de conversa. Todas as ouvintes estão sentadas, com vendas nos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário