terça-feira, 22 de abril de 2014

Convite programa Acessibilidade em Foco de 24/04/2014 - entrevista com Robson Castro

 Nesta 5ª (24/4), às 20:00h.


                    RÁDIO CONTRAPONTO

                    Clique:
                    http://exaluibc.org.br/rc/rc.htm

                    CONVIDA!

PROGRAMA Acessibilidade em Foco.

                    DIA 24/04 (5ª FEIRA), ÀS 20h.

Deborah Prates apresenta o programa ACESSIBILIDADE EM FOCO - versão/2014
- entrevistando o radialista ROBSON CASTRO, consagrado locutor há mais de 40 anos. Conseguiu o recorde de 82% de audiência com o programa Good Times pela rádio 98, numa trajetória de puro sucesso nessa loga estrada; por último apresenta (desde 2013) o programa Yesterday,diariamente levado ao ar pela rádio Sulamérica-Paradiso. No curso da entrevista
Robson Castro dá várias dicas/sugestões para os amigos da rádio Contraponto. IMPERDÍVEL!





O evento será transmitido pela Rádio Contraponto e, para ouvir e participar basta clicar no link:


Os ouvintes poderão participar do programa através do e-mail:


A sua inteiração será relevante para a transformação social desse nosso
Brasil.



Carinhosamente. DEBORAH PRATES.

domingo, 20 de abril de 2014

Sonhos de Páscoa 2014!

SONHOS DE PÁSCOA 2014!





Descrição da imagem para DV's:  Em close no centro da imagem, sobre uma toalha amarela e um pires branco, está uma taça de cristal com morangos dentro e, acima, uma colher derramando chocolate quente neles. 



                        Surpresa!


                        Tolo daquele que busca a felicidade dentro dos ovos de Páscoa... recheando os bombons... no desfazimento de inenarráveis laços de fitas; a balança sobe e a autoestima desce!


                        A felicidade também não está lá fora; ela mora dentro de nós.


                        O doce da vida está nas nossas atitudes e pensamentos; eis o engano açucarado/caramelizado da cultura da superficialidade. Pobres crianças que entendem, com a ajuda da mídia, que a alegria encontra-se numa casa de chocolate e nela mora o ressurgir; infeliz Páscoa!


                        Todo homem tem dentro de si uma criança. É ela que tem que ser aflorada em tempos tão conturbados... a esperança há que ser reencontrada... aposte na nova ressurreição, deixando o homem velho morrer e dando oportunidade para esvaziar o sepulcro e construir morada para o novo humano. Sonhar é preciso.


                        Desejo que, neste renascer, recobremos o verdadeiro sentido da vida/felicidade, onde há de vingar o sentimento da solidariedade para as necessárias mudanças de hábitos. Tantas vezes nos prendemos - perdemos tempo - com o invólucro sem nos aperceber que as nobres "causas" se esvaem com tantas picuinhas que levarão a lugar algum... vaidades.


                        Ambiciono para todos um planeta mais acessível, onde as oportunidades sejam mais equânimes. Cobiço sentir o Brasil um gigantesco ovo de Páscoa recheado de saúde, educação, transportes... da melhor qualidade... sem preconceitos..; onde os direitos das minorias sejam respeitados naturalmente... Shangri-la!


                        Feitas as reflexões acima; considerando que ninguém é de ferro; considerando as propriedades cardioprotetoras do chocolate foi que, nesta Páscoa reservei uma taça de morangos coberta com calda de chocolate amargo quente. Delícia! Tudo em busca da serotonina...


Carinhosamente.



DEBORAH PRATES.

sábado, 12 de abril de 2014

Gaiolas abertas

GAIOLAS ABERTAS




Descrição da imagem para DV's: Fundo de um céu azul com nuvens brancas. Na direita, em close, está uma linda gaiola dourada com a portinhola aberta. Com as patinhas fincadas na portinha, com a metade do corpo para fora e a outra para dentro, um lindo canarinho brasileiro está pronto para voar. 





                    Oportunidade; sempre ela!


                    Recente pesquisa dá conta de que mais de 58% dos brasileiros não têm o bom hábito de ler. Ler qualquer bem de consumo cultural... livros, revistas, jornais, teatro, cinema, eventos... Sem dúvida, para que possamos avançar mister se faz ter consciência da crise civilizatória advinda da cultura da obsolescência decorrente do capitalismo selvagem a que o homem se deixou expor.


                    No nosso cardápio cotidiano nos demos as alternativas: fome, miséria, barbárie, terror de Estado, repressão militar e policial..... balas de borracha cegando a cultura do saber. Em 11 de abril/2014 - reintegração de posse/"favela da Telerj" - um vendedor de sorvete teve um olho perfurado em nome da ordem... E aí, seu policial; mais balas de borracha sob o rótulo da paz? Permitimos que a esperança perecesse.


                    Penso que a raíz do problema está na família. Sim, na família! Os pais não leem; dizem não ter tempo. No entretanto, estão habitualmente de posse do celular, do último modelito, se comunicando com o filho, no quarto ao lado e em novas escritas tecnumanas. Tudo abreviado... amor, princípios, exemplos. o gestor também é filho... Não faz muito que escrevi sobre o então morador de rua Robson Mendonça e sua maravilhosa bicicloteca, que bem prova que a leitura não está diretamente ligada a dinheiro e/ou privilegiada situação social. (http://deborahpratesinclui.blogspot.com.br/2014/03/a-bicicloteca.html)


                    Evidentemente que a oportunidade faz toda diferença. Robson, por ilustração, tinha um sonho/ideal e correu atrás de oportunidade (doadores) para a concretização da sua biblioteca sobre duas rodas. Acessibilizou o pensamento. Contudo, como justificar aqueles que não dormem nas ruas e são paupérrimos de alma? Mente e solo ressequidos nada produzem; quero meu cérebro VERDE!


                    Conheci um vereador que me disse, com vigoroso orgulho, que nunca havia lido um livro. Afirmou: - UM SACO! E faz leis... muitas leis. Ouvi dizer de outro que apresentou um projeto para instituir o dia do sexo... mais boçalidades.


                    Para o enfrentamento dos desafios do século XXI, de forma conjunta e universal, necessitamos compreender o significado de sustentabilidade humana. Enquanto o humano não incorporar o sentimento da solidariedade fica difícil...


                    A pesquisa em enfoque mostra como a ACESSIBILIDADE ATITUDINAL é a chave para uma sociedade mais igualitária e justa. Urge modificar os nossos maus hábitos, já que é pura balela, zunzunzum os governantes anunciarem sustentabilidade sem ACESSIBILIDADE. Não carece ser cego para enxergar que nenhum tripé fica em pé sem uma perna... e o social? E a velha pergunta que não quer calar: a quem interessa instruir/conscientizar o povo?? Estamos a seis meses do próximo outubro eleitoral... e aí? Esse negócio de alegar que não temos opção é puro mau senso, não acham? Basta de só reclamar, reclamar, reclamar...


                    Alô sociedade, entendeu que acessibilidade atitudinal não é "coisa" de gente deficiente? Viu que uma cidade acessível é para todos?


                    Nossas asas estão refeitas pela democracia... vamos dialogar, refazer conceitos, quebrar preconceitos, PALESTRAR... voar?


                    Eu posso, você pode, nós podemos... as gaiolas estão abertas. "Sejamos nós a mudança que queremos ver no mundo". (Mahatma Gandhi)

Carinhosamente.


DEBORAH PRATES.

sábado, 5 de abril de 2014

Camarão que dorme a onda leva!

CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA!




Descrição da foto para DV's: Camarão rosado no fundo do mar, em close, em cima de cascalhos verdes e cinzas. 


        No exercício da militância em prol das pessoas com deficiência tive uma grata surpresa no Dia da Mentira. Até pensei cuidar-se de mais uma brincadeira típica do dia 1º de abril. Todavia, as leis números 5.699 e 5.703, ambas de 2014, são verdadeiras e beneficiam os idosos e deficientes físicos que estiverem na condução de veículo, garantindo-lhes a gratuidade/isenção do pagamento de pedágio em vias municipais na Cidade Maravilhosa.


        As boas-novas foram publicadas no Dia da Mentira/2014, no Diário Oficial e estão em pleno vigor, muito embora sofrendo os reflexos do ilusionismo característico do peculiar dia.


        Será uma "mentirinha carioca"? Aqueles biscoitinhos redondinhos e achatados, feitos de massa de pão-de-ló; também de polvilho que são estufados e sem nada dentro; puras mentirinhas para enganar os cariocas!


        Agora, qual a razão de serem contemplados tão-só os deficientes FÍSICOS e não todos os deficientes? Uma contradição, já que a lei que permite a aquisição de veículos com as deduções de impostos contempla a todos! Se um surdo, por exemplo, estiver na direção de seu veículo há que ter direito a essa gratuidade; os amigos também acham assim? Mas, continuemos de mãos dadas com os idosos e deficientes físicos...


        A Linha Amarela S/A. - Lamsa - única concessionária que opera pedágio no município, já está tomando as providências rumo a declaração da inconstitucionalidade das leis para, ao final do processo, gritar: DIA DA MENTIRA!!!


        A Lamsa e às demais empresas que vierem a executar pedágios na RJ, competirão financiar e organizar as necessárias informações à população em geral. Será... mais um conto da Carochinha. Essas concessionárias teriam interesse na conscientização do corpo social?


        Por outro lado, ainda sob o manto do Dia da Mentira, será necessária séria fiscalização da LAMSA e demais empresas, a fim de IMPEDIR que maus "empresários" usem idosos na condução de veículos para eximirem-se do pagamento dos pedágios. O velho e lamentável "jeitinho brasileiro" para resolver - de modo nebuloso - determinadas tarefas, situações ou, até mesmo, problemas...


        Louvável é a iniciativa da Câmara dos Vereadores/RJ, já que tanto os idosos, quanto as pessoas com deficiência, são achatados em suas remunerações por "n" razões conhecidas pela coletividade. Óbvio que poucos são sabedores dessa tão boa iniciativa, pois, como sempre digo: a quem interessa conscientizar o POVO? Elaborar e votar leis, em tese, é tarefa bastante fácil... porém, obrigatoriamente, deveriam esses parlamentares municipais praticarem a verdadeira inclusão, de maneira a não excluir os demais deficientes que não sejam físicos.


        Por conta da infeliz cultura brasileira, pela qual - escancaradamente - as leis não são cumpridas, é que fica a sugestão para que os idosos e pessoas com deficiência tenham em seus veículos cópias das leis elencadas, já que a probabilidade dos encarregados das concessionárias não "saberem" das medidas é enorme/provável. Então, temos que "ser rápidos no gatilho" para garantirmos o benefício que é nosso por DIREITO e JUSTIÇA.


        Precisamos fazer a nossa parte e preencher os requisitos: a) comprovação de rendimentos familiares inferiores a quatro salários- mínimos; e, b) realizar cadastros junto às concessionárias que operam as vias.


        O importante é que fiquemos antenados, já que o direito não socorre aqueles que dormem; numa maneira mais coloquial: CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA...


        Os maus hábitos hão que ser mudados de parte a parte; ACESSIBILIDADE ATITUDINAL JÁ!


Carinhosamente.




DEBORAH PRATES