quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Visita ao Rock in Rio edição 2013

 ROCK IN RIO 2013

PROGRESSO NAS ACESSIBILIDADES!







Descrição da foto para DV’s (Rock in Rio em construção): Ao fundo, uma extenso gramado terminando em um imenso palco com armações de metal. O céu está azul e há algumas poças no chão. Em primeiro plano, da esquerda para a direita, estão Rodrigo Mondego, Fábio de Seixas Guimarães (como cadeirante), Deborah Prates, Raul Lins e Silva e Jimmy Prates.



                Tenho a alegria de dividir com os amigos o resultado da visita que fiz - através da CDH - Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ - nesse 28/8, à Cidade do Rock.

                De antemão, destaco a solidária e gentil acolhida por parte dos organizadores, em especial o Sr. Márcio Cunha. "N" reuniões aconteciam ao mesmo tempo e os representantes atendiam a todos com educação e sinceridade! Dava para perceber a alegria, apesar do cansaço, daqueles que faziam a dança das cadeiras para não deixar ninguém sem informações.

                Fui acompanhada dos amigos/pares: Drs. Raul Lins e Silva, Rodrigo Mondego; do artista/produtor Fábio de Seixas Guimarães e do companheiro de trabalho Carlos Augusto Siqueira de Moraes.

                Vale enfatizar a coragem/ousadia do amigo Fábio, carinhosamente denominado CADEIRANTE DO PARAGUAI. É que, apesar de não ser deficiente, Fábio solidarizou-se à causa e vem andando pela RJ numa cadeira de rodas. Vejam que só nos colocando na realidade do outro é que passamos a compreender o que antes passava despercebido. Mas, não deixa de ter o seu lado engraçado essa proeza. Por ter achado uma das rampas deveras inclinada foi que Fábio, diante de inúmeros obreiros, levantou-se de sua cadeira, tomou-a nos braços atravessando o obstáculo e, tranquilamente, voltou a sentar-se nela. Teve trabalhador que ficou boquiaberto! Todos pararam. Seria um milagre? Legal é que a Equipe já irá adequar a rampa de acordo com as normas de acessibilidade.

                De cara destaco a evolução do piso em geral. Muito mais plano/liso, óbvio dentro do terreno acidentado. Sem comparação com 2011!

                Ainda em construção o Rock in Rio não estava pronto. Todavia, deu para sentir progresso no quesito acessibilidade. Fomos convidados, depois de uma rodada pelo espaço, a uma conversa com Márcio Cunha na sala de imprensa, onde fomos satisfeitos em muitas perguntas. Vale destacar:

                a) Haverá seis ilhas de banheiros, sendo que em todas haverá banheiros especiais feitos sob medidas. Márcio disse que não foi encontrado no mercado banheiro químico com acessibilidade, pelo que o Rock in Rio mandou fazer. Bacana, hein?

                b) Muito animador o reconhecimento da organização de que houve falha na capacitação do pessoal que trabalhou nos dias dos eventos quanto ao trato com a pessoa com deficiência. Daí foi que a Comissão (CDH/OAB/RJ) se colocou a disposição para palestra de conscientização/capacitação desse pessoal, o que fora muito bem acolhido por Márcio. Ficamos de nos encontrar no dia 9/9, para uma conversa/palestra agregadora. Percebemos os corações hiper abertos!

                c) Raul sugeriu fosse entregue as pessoas deficientes (claro que aos que desejarem) uma pulseirinha para distingui-las das demais, de maneira a facilitar o trabalho dos apoiadores quanto ao tratamento diferenciado. Outras opções foram ventiladas e a ideia estará sendo amadurecida pelos organizadores, já que essa falha foi muito relevante na edição 2011.

                d) Quanto aos transportes, também está sendo colocado a disposição dos que tiverem necessidades especiais duas conduções ADAPTADAS por conta do evento. Então, será um plus, já que nada terão a ver com o transporte da cidade/prefeitura e concessionárias. Em 2011, apenas um carro especial fora colocado ao público. Porém, Márcio nos informou que, pessoalmente, esteve todos os dias no local base dessa condução, sem que, espantosamente, as pessoas o procurassem. Foi reconhecido um truncamento na questão comunicação, já que a reclamação por esse apoio foi geral. Será montado novo esquema de informação para suprir essas lacunas.

                d) Sobre os ônibus de turismo que farão o transporte do público - Rio Card - foi reconhecido que não há elevador para os cadeirantes. Então, serão novamente usado o transbordo. No entretanto, para a edição 2015, o assunto já está em pauta para melhor adequação do público cadeirante.

                e) Márcio informou que haverá um portão especial, antes dos demais, para atender a entrada das pessoas com necessidades especiais que dele necessitarem. Na versão 2011, particularmente, achei uma desumanidade o ocorrido.

                f) O lado externo da Cidade do Rock Márcio lamentou não ter condições de dar grande melhora, já que pertence a prefeitura.

                g) Sugeri que, para a próxima edição/2015, seja feita propaganda/campanha tendo como foco da solidariedade a pessoa com deficiência. Márcio aceitou, a princípio, a ideia e ficou de levar as necessárias aprovações, sendo bastante simpático ao novo foco.

                Tudo mais verificaremos no dia 9/9, quanto todas as atividades estarão em teste. Só aí é que poderemos soltar o nosso grito de EURECA! EURECA!

                Assim, até o dia 9/9, com mais informações complementares. Não desanimemos. A esperança não pode morrer jamais...

Carinhosamente.


DEBORAH PRATES

domingo, 25 de agosto de 2013

Deborah Prates + Paul Davies - chamada entrevista Embaixadores da Alegria 29/08/2013


Para assistir a chamada (áudio e vídeo):







RÁDIO CONTRAPONTO: www.exaluibc.org.br:8002/stream



Dia 29/8 - nesta 5ª - às 20:00h, conto com a audiência dos amigos para o
programa ACESSIBILIDADE EM FOCO.

A rádio Contraponto levará ao ar a entrevista que fiz com Paul Davies,
que nos contará mitos e verdades sobre a sua trajetória e da única
escola de samba do planeta que preenche sua capacidade com mais de 60%
de humanos com deficiência. Mude seus hábitos e venha também desfilar
conosco!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Compartilhando o trabalho do amigo FÁBIO SEIXAS


              Amigos queridos, excelente noite de sexta! É com grande alegria que venho dividir com vocês o maravilhoso trabalho do amigo FÁBIO SEIXAS, traduzido por um pequeno vídeo, abordando a vida do cadeirante numa cidade absolutamente inacessível. Doem três minutos dos seus preciosos tempos para uma reflexão e, se puderem, comentários. Cliquem no link abaixo:

 Carinhosamente Deborah Prates

domingo, 18 de agosto de 2013

Cheiro de flores em Guapimirim


CHEIRO DE FLORES EM GUAPIMIRIM

 

 
 
Descrição da imagem para DV’s: Foto da entrada da cidade de Guapimirim. Três pilares de pedras cinzas sustentam um telhado azul e abaixo tábuas de madeiras com o símbolo da cidade e a palavra “Guapimirim” em branco. Essa estrutura forma dois arcos por onde passam os carros e os pedestres. À direita da foto encontram-se várias árvores verdes e o céu está nublado.  
 

                        Divido com os queridos amigos a alegria que senti no último dia 14, quando participei do evento de formalização do Comitê Mulher/ PTB, ocorrido na acolhedora cidade de Guapimirim. Interessante que, apesar da concretização do comitê, a ocasião foi apartidária.

 

                        Na Câmara dos Vereadores estavam o prefeito Marcos Aurélio Dias, o vice-presidente da Câmara o vereador André Azeredo, juntamente com seus pares, representantes da administração e sociedade guapimirense. Agregando forças, presente estava a secretária da Secretaria de Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável da RJ, na pessoa da vereadora Cristiane Brasil, mais tantos outros relevantes convidados. Lá estava eu para palestrar como MULHER e  DEFICIENTE.

 

                        Como membro das Comissões da CDH (Comissão de Direitos Humanos) e CDPD (Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência), ambas da OAB/RJ, lembrei algumas ações afirmativas tão basilares para esses dois seguimentos que, em 2013, ainda sofrem a dor da terrível discriminação. Sustentei que temos farta e boa legislação, citando, em especial, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência - único Documento Internacional com força de Emenda Constitucional - esquecido, até mesmo, pelo Poder Judiciário.

 

                        Como advogada, vejo mesmo é que precisamos de mais JUSTIÇA!

 

                        Enquanto acessibilista, defendo que a chave do sucesso para as grandes e necessárias mudanças é mesmo a ACESSIBILIDADE ATITUDINAL.

 

                        Para conscientizar o corpo social, sem dúvida, o melhor caminho é o diálogo. Então lembrei a querida Cecília Meireles que iniciou um de seus poemas com o sábio pensamento: "Se te perguntarem quem era essa que às areias e gelos quis ensinar a primavera" ...

 

                        Assim, falei de amor e solidariedade, bens entranhados nos porões dos nossos corações. O general pode ordenar à tropa que marche. No entretanto, impossível ordenar que AME! E por não podermos ensinar sentimento foi que suei vida e amor para  provar que a mulher com deficiência também é competente. Não é fácil ter que lançar mão de ações positivas para enfrentar jornadas múltiplas de MULHER + DEFICIENTE! Isso porque a sociedade EXIGE que a pessoa com deficiência "mate um leão p/h"!

 

                        Meu trabalho é retirar pedras que impedem boas sementes de germinar. A coletividade não é de toda má! Mas, se o comandante nem sabe que erra, como corrigir a rota do navio?

 

                        Ao final da minha exposição ouvia, tão-só, o suave som do motor do ar refrigerado. Verdadeiramente tremi de emoção ao sentir brotar a solidariedade.

 

                        O Povo de Guapimirim era Deborah Prates e Deborah Prates era Guapi. Estávamos - verdadeiramente - misturados/incluídos. As sementes germinaram rapidamente e eu disse sentir CHEIRO DE FLORES NO AR.

 

No encerramento dos trabalhos flores foram colhidas e Guapimirim me presenteou com um lindo e energizado arranjo floral. Foi de arrepiar! Haja coração, já que a luta é árdua e diária.

 

                        O prefeito é um fofo! Pessoa humilde e determinada que, na despedida, veio me abraçar. Trocamos algumas figurinhas e, é óbvio, lhe perguntei se havia acessibilidade em Guapimirim. Depois de breve pensar, respirou fundo e disse que não. Contudo, aduziu que estava pronto para começar um trabalho em prol das pessoas com deficiência.

 

                        Verdadeiramente uma CIDADE ACESSÍVEL É PARA TODOS!

 

Sei que os amigos que me lêem estão felizes e vibrando com o relatado, pelo que, excelente oportunidade, para eu eternizar os meus sinceros AGRADECIMENTOS aos humanos que compuseram o citado evento e, injusto seria, se não deixasse o meu especial reconhecimento à querida amiga ITAMARCIA MARÇAL, que esteve na coordenação do encontro para que tudo corresse divinamente bem.

 

 Carinhosamente.

 

DEBORAH PRATES (cachogente) + JIMMY PRATES (pessocão)

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cheiro de flores no ar em Guapimirim!

             

              Agradecimento ao povo hospitaleiro de guapimirim/RJ pela calorosa acolhida que tive no dia 14/08/2013, quando tive a honra de discursar na câmara dos vereadores. Parabenizo a amiga Itamarcia Moreira Marçal pela coordenação do evento. Divido com todos os amigos essa alegria. 

Carinhosamente Deborah Prates 









sábado, 3 de agosto de 2013

Palestrando na Petrobrás...

               
 
 
 
Divido com os amigos a alegria de ter palestrado em 31/07/2013, em um curso de capacitação focando as pessoas com deficiência do  PROIND - Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ambiente de Trabalho, um Projeto da Petrobrás, coordenado pelo CIEDS - Centro Integrado de Estudo e Desenvolvimento Sustentável.